noticia1251211452.jpg

Áreas prioritárias para a conservação no Estado de Goiás

On 08/27/09 05:00 .
Uma das primeiras aplicações do planejamento sistemático da conservação no Brasil foi a identificação de áreas prioritárias para conservação no estado de Goiás desenvolvida pelo WWF-Brasil

Uma das primeiras aplicações do planejamento sistemático da conservação no Brasil foi a identificação de áreas prioritárias para conservação no estado de Goiás desenvolvida pelo WWF-Brasil em colaboração com a CI-Brasil. Financiado pelo Banco Mundial, esse projeto forneceu os subsídios técnicos para que o estado possa cumprir o seu compromisso com o Banco de duplicar a sua área em unidades de conservação de maneira eficiente e representativa. A análise identificou 40 regiões prioritárias para criação de novas unidades que, se implementadas, atingiriam 100% de metas quantitativas para 177 objetos de conservação (unidades ambientais e espécies) pré-definidos, de modo a estabelecer uma amostra representativa e complementar da biodiversidade existente no estado.

Agora, a Agência Ambiental de Goiás (AGMA) dispõe de um sistema de suporte para a tomada de decisões, que pode ser constantemente atualizado e corrigido. Seu uso permite criar, de forma dinâmica, diferentes cenários para o sistema de unidades de conservação. Trata-se de uma ferramenta capaz de auxiliar o planejamento e o monitoramento de negociações, ações de conservação e licenciamento ambiental.

Source: Agencia Ambiental