Sobre o Prof. José Ângelo Rizzo

Em 23/12/11 00:07.

Sobre o Prof. José Ângelo Rizzo

Professor Emérito da UFG,  José Ângelo Rizzo  recebeu a homenagem através da Resolução número 06/2000.

José Ângelo Rizzo, Professor Emérito da UFG, tem 37 livros publicados na área do meio ambiente. Farmacêutico, biólogo, livre-docente pela UFG, é botânico conhecido nacional e internacionalmente.
Foi chefe do Departamento de Botânica e fundador da primeira sociedade ecológica do Centro-oeste: a Sodema.
O herbário da UFG, o Jardim Botânico de Goiânia, as reservas biológicas de Serra Dourada e da UFG (Escolas de Veterinária, de Agronomia e Engenharia de Alimentos), bem como o Bosque Saint-Hilaire são decorrências quase que direta de sua luta ambientalista.
É de sua autoria a famosa Coleção Rizzo, que se refere ao levantamento da flora goiana.

Pesquisador na área de botânica, realizou valiosas contribuições científicas acerca da flora do estado de Goiás. Sua obra “Flora do Estado de Goiás e Tocantins – Coleção Rizzo” é considerada uma das melhores do gênero no país e é regularmente reeditada. Atualmente, atua como diretor da Unidade de Conservação da UFG. Em sua carreira, recebeu inúmeras homenagens, entre elas o Troféu Aroeira, concedido pela Assembléia Legislativa do estado de Goiás, o diploma da Fundação Cultural do estado de Goiás, em homenagem aos seus trabalhos de ensino e pesquisa, e deu nome a duas plantas, a Tassadia rizzoania e a Pilosocercus rizzoianus.

José Ângelo Rizzo recebeu o título de Cidadão Goianiense da Câmara Municipal de Goiânia. A homenagem ocorreu no plenário da Câmara, no dia 23 de junho de 2009.

Autor da proposta, o vereador Djalma Araújo falou sobre o currículo do professor e justificou que o título é uma forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Ângelo Rizzo à cidade de Goiânia. “Os trabalhos de Rizzo são importantes, principalmente, para compreendermos a importância da vegetação do cerrado e entendermos que preservar esse cenário é uma tarefa de todos”, ressalta Djalma. O homenageado agradeceu a todos e mostrou fotos que exemplificaram projetos dos quais ele participou, sempre relacionados à botânica e ao meio ambiente.