A Unidade de Conservação – UC / UFG

Atualizado em 23/06/20 08:30.

         A Unidade de Conservação (UC) está vinculada a Pró-Reitoria de Pesquisas e Inovação (PRPI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e compreende a Reserva Biológica, Prof. José Ângelo Rizzo - Serra Dourada, localizada na Serra Dourada, Município de Mossâmedes, Goiás, o Bosque Auguste de Saint-Hilaire, e o Herbário UFG, sendo esses últimos, localizados no Campus Samambaia da UFG.

        A Reserva Biológica Prof. José Ângelo Rizzo - Serra Dourada - UFG, foi criada em 1969, em uma gleba doada pelo Governo do Estado de Goiás à UFG. Situa-se no Município de Mossâmedes e compreende uma área de 144 ha.

        O Bosque Auguste Saint-Hilaire foi criado em 21 de agosto de 1979 e recebeu este nome em homenagem ao botânico e naturalista francês Auguste Saint-Hilaire, que cientificamente visitou a Província de Goiás, em 1819, registrando em seu livro “Viagens às Nascentes do rio São Francisco e pela Província de Goiás”, e que muito contribuiu para o estudo da flora do Estado de Goiás.

       O Herbário UFG foi fundado em 1968, pelo Prof. José Ângelo Rizzo e seus colegas José Salum e José Alberto Centeno. Em 2013, foi inaugurado as novas instalações do Herbário UFG, em um prédio novo, climatizado, dotado de equipamentos modernos para acomodar tecnicamente espécies vegetais.

      Todos os setores da Unidade de Conservação - UC atendem a todas as unidades da Universidade Federal de Goiás (professores, pesquisadores, servidores, estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação) e a diversas instituições de ensino, pesquisa e extensão tanto no âmbito nacional como no internacional e a comunidade em geral.

 

Unidade de Conservação

O Herbário UFG

    O Herbário UFG foi fundado em 1968, pelo Prof. José Ângelo Rizzo e seus colegas de instituição, os Professores José Salum e José Alberto Centeno e se encontra registrado no Index Herbariorum. Em 2005, o Herbário UFG foi credenciado como fiel depositário de amostras componentes do patrimônio genético, conforme a deliberação n. 120, publicado no Diário Oficial da União n. 169, de 01 de setembro de 2005.

 

herbário herbário

    Em 2013, o Herbário UFG, foi inaugurado a nova sede da Unidade de Conservação e do Herbário UFG que compreende coleções científicas, históricas e importantes, oriundas da coleta de respeitáveis naturalistas e pesquisadores, provenientes de diferentes formações vegetais. A coleção está atualmente constituída, por cerca de 67 mil espécimes vegetais, Fanerogâmicas e Criptogâmicas, além de outras coleções como as de Cactos fixados, em meio líquido, Xiloteca, Carpoteca, tipos nomenclaturais e outras.

 

HERBÁRIO UFG

NÚMERO DE AMOSTRAS

Angiospermas e Gymnospermas

66.427

Material Tipo

295

Pteridófitas

365

Briófitas

771

Líquens

175

Frutos (Amostras)

514

Sementes (amostras)

76

Madeiras

37

Fungos em tubos, placas e meio líquido

215

Cactos em meio líquido

139

Frascos com amostras de algas em meio líquido

1.796

Algas em exsicatas

251

Lâminas fixadas de fungos

47

 

    A equipe da Unidade de Conservação e do Herbário UFG foi dirigida pelo Prof. José Ângelo Rizzo, desde a sua criação até outubro de 2017, quando indicou a Profa. Dra. Vera Lúcia Gomes Klein, professora do Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFG), para atuar em seu lugar. Atualmente o Herbário UFG conta com seis funcionários, sendo uma Curadora (Msc. Danielle de Oliveira), Vice Curadora (Esp. Carmem Helena Monteiro), 2 Assistentes em administração (Herson Brenno Moreira Streglio e Wilmar Gomes) e 2 Assistentes técnicos (Antônio Gilson Pires da Silva e Rui Carlos Alves), exceto o último citado, todos pertencentes a Pró-Reitoria de Pesquisas e Inovação da UFG.

 

equipe herbário equipe herbário



    Inicialmente o Herbário UFG foi formado através do resultado da implantação de dois planos de coleções: o primeiro enfocando a flora do Município de Goiânia e o segundo, a flora do Estado de Goiás (atualmente Estados de Goiás e Tocantins). O plano de Município de Goiânia foi realizado durante o período de abril de 1968 a março de 1969, com coletas mensais realizadas pelo Prof. José Ângelo Rizzo e Profa. Anna Barbosa Ferro Peixoto (Rizzo & Peixoto, 1973), ambos professores da UFG, totalizando 3.952 amostras. O Plano de coleção da Flora do Estado de Goiás e Tocantins foi realizado por J. A. Rizzo (1981) resultando em 5.653 amostras e complementadas pelo material coletado no Município de Goiânia que resultou no acervo total de 9.605 coletas botânicas. Depois desse período, as coleções dos Estados de Goiás e Tocantins foram continuadas pelo Prof. Rizzo e outros pesquisadores nacionais e estrangeiros (Galli, 2017).



goiás tocantins

    O trabalho de coletas permitiu a publicação de diversas monografias compreendendo até o momento, 48 volumes de Fanerógamas e 7 volumes de Criptógamas além de volumes especiais " Goiás de Saint-Hilaire e de Hoje" (Rizzo 1996) e "Percurso de 10 naturalistas Goiás - Século XIX" (Rizzo, Ferreira et Pereira, 2005) e o livro "Professor José Ângelo Rizzo mistura de árvore e gente" publicado por Galli em 2017, que descreve a trajetória existencial e obra científica do Pro. José Ângelo Rizzo com reedição do trabalho anterior intitulado: "Goiás de Saint-Hilaire e de Hoje", publicado em 1996.

 


volumes da flora




volumes da flora

 


    O Herbário UFG atende à todas as unidades da Universidade Federal de Goiás (professores, pesquisadores, servidores, estudantes dos cursos de graduação e pós- graduação), às diversas instituições de ensino, pesquisa e extensão tanto no âmbito nacional como internacional e à comunidade de uma forma em geral.

 

    Diversos projetos de pesquisa (TCCs, Teses, Dissertações e outros), ensino e de extensão (institucionais ou interinstitucionais) são desenvolvidos com o apoio do Herbário UFG,através da visita de pesquisadores, servidores, pós-graduandos, graduandos, entre outros, que realizam consultas as amostras contidas nesse significativo acervo científico.

 

    A equipe do Herbário UFG, vem participando de diversas ações, como a realização de parcerias (institucionais e interinstitucionais), projetos de pesquisas e de extensão, eventos científicos, objetivando a conquista de apoios, infraestrutura adequada, atualização da metodologia apropriada, formação e treinamento dos recursos humanos,assim como a aquisição de equipamentos específicos para o Herbário UFG.

 

   Tais recursos são fundamentais para possibilitar o atendimento aos diferentes visitantes, apoio aos diversos projetos de pesquisa e de extensão que são desenvolvidos no setor, além de contribuírem com as atividades essenciais e rotineiros, referentes a identificação, tratamento, manutenção e conservação das amostras vegetais compreendidas nas coleções, do referido acervo.


visitas

 Almejando, ainda, a obtenção de apoios ao Herbário UFG, periodicamente, são elaborados projetos, planos de pesquisas e de extensão que visam angariar apoio de recursos humanos, estudantes e colaboradores para auxiliarem nas atividades rotineiras do Herbário UFG. Esses recursos humanos são treinados pela equipe da Unidade de Conservação e do Herbário UFG e muito nos auxiliam nos trabalhos e no atendimento as demandas existentes no herbário da instituição.

 


atendimento


    Dentre essas demandas, salienta-se as atividades relacionadas ao tratamento, organização, conservação, identificação e informatização das coleções botânicas, bem como a recepção e os atendimentos aos inúmeros visitantes que são recebidos no Herbário UFG como pesquisadores, professores e estudantes internos da instituição e outros visitantes externos, nacionais e internacionais, os quais visitam e solicitam não só empréstimos de material botânico do Herbário UFG, mas também suporte para as teses e dissertações, identificações de amostras, diversas informações dentre outros tipos de apoios.



atendimento


    O Herbário UFG participa do sistema de informatização conhecido como BRAHMS  (Botanical Research and Herbarium Management System) desenvolvido pela Universidade de Oxford. Os dados de cada exsicata foram inseridos principalmente por servidores, bolsistas e colaboradores do Herbário/UFG. Atualmente estamos realizando o preparo das ações para a integração para o programa REFLORA (http://reflora.jbrj.gov.br), do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro, cujas os dados das exsicatas, já incluídos no BRAHMS, deverão migrar para o programa JABOT.

 

Em março de 2011 aderiu ao projeto “Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT)- Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil” (http://splink.cria.org.br/). Atualmente, o acervo consta de cerca de 67.128 espécimes entre Fanerógamos e Criptógamos representativos da flora dos Estado de Goiás e Tocantins e de outras regiões do Brasil.

 

O INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos tem como missão prover à sociedade em geral, ao poder público e comunidade científica em especial, infraestrutura de dados de qualidade de acesso público e aberto integrando as informações dos acervos dos herbários do país e repatriando dados sobre coletas realizadas em solo brasileiro, depositadas em acervos no exterior.

 

  HERBÁRIO VIRTUAL - O INCT-HVFF disponibiliza mais de 5 milhões de registros de espécimes de plantas e fungos, com acesso livre e aberto aos dados e ferramenta.

 

O INCT-HVFF, compreende atualmente com 123 Herbários participantes, dentre eles o Herbário UFG.

 

    Os recursos obtidos são fundamentais para possibilitar o atendimento aos diferentes visitantes, apoio aos diversos projetos de pesquisa e de extensão que são desenvolvidos no setor, além de contribuírem com as atividades essenciais e rotineiros, referentes a identificação, tratamento, manutenção e conservação das amostras vegetais compreendidas nas coleções, do referido acervo.

 

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA UFG

Direção: Dra. Vera Lúcia Gomes Klein

Contato: vlgomes@ufg.br


HERBÁRIO UFG

Curadora: Msc. Danielle de Oliveira Diniz

Contato: daniellediniz@ufg.br


*Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira de 8:00 a 17:00 (*mediante agendamento com antecedencia mínima de 72 horas úteis antes da data da visita).

 

Unidade de Conservação da UFG

Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação

Universidade Federal de Goiás

Campus II 74001-970 Goiânia, Goiás, Brasil

Tel.: (062) 3521-1186

Home-page: http://www.ufg.br

Site: https://www.uc.ufg.br/

Facebook: https://www.facebook.com/herbarioucufg/?ref=bookmarks

Instagram: @herbarioufg