Dissecando a Anatomia Vegetal no Brasil nos últimos 10 Anos

O Prof. Dr. Renê participou de Mesa Redonda no 71 CNBot

Em 02/07/21 13:34.

Texto: Dalva Graciano Ribeiro

 

Na mesa redonda Dissecando a Anatomia Vegetal no Brasil nos últimos 10 Anos, coordenada pela Drª Gladys Flávia de Albuquerque Melo de Pinna (IB/USP) contamos com a apresentação de 4 Palestras:

1. Perfil dos trabalhos de anatomia vegetal apresentados durante Congressos Nacionais de Botânica (Dr. Guilherme de Queiroz Freire – UEA).

2. Perfil dos trabalhos de anatomia vegetal em teses e dissertações (MsC. Bruno Edson Chaves – UECE).

3. Perfil dos trabalhos de anatomia vegetal em periódicos nacionais (Dr. Renê Gonçalves da Silva Carneiro – UFG).

 

Dissecando a Anatomia Vegetal no Brasil nos últimos 10 Anos

Fonte da imagem: https://71cnbot.ciente.live/programacao-salas/dia-01-sala-4-h1-mesa-redonda/

 

4. Perfil dos trabalhos de anatomia vegetal em periódicos internacionais (Drª Ana Claudia Rodrigues – UFSC). 

Os palestrantes nos trouxeram informações das publicações de Anatomia Vegetal nos últimos dez anos, que foram coletadas nos Anais de Congressos de Botânica (Congressos Nacionais de Botânica), nos bancos de dados de Dissertações e Teses da CAPES, e nas bases de dados e sites de revistas nacionais e internacionais. 

Em uma busca ampla, com várias palavras-chaves relacionadas à Anatomia Vegetal,  foram mostrados números de publicações/ano, autorias, regiões da autoria, instituições e as interações entre as instituições nacionais para os diferentes níveis abordados.  Identificaram-se, ainda, as principais metodologias, principais órgãos estudados e famílias botânicas estudadas, dentre outras variáveis.

Houve boa participação dos congressistas, com perguntas e comentários no intuito de traçar redes de parcerias e planos de ação para o progresso da Anatomia Vegetal, nacional e internacionalmente. Parabenizamos os palestrantes, principalmente, o nosso Prof. Dr. Renê Carneiro que, com a ajuda da Profa. Dalva Ribeiro, elaborou uma excelente apresentação, tendo representado muito bem a Universidade Federal de Goiás e o Departamento de Botânica no 71 CNBot.

 

Fonte: https://botanica.icb.ufg.br/n/143447-o-prof-dr-rene-participou-de-mesa-redonda-no-71-cnbot

Categorias: Evento Noticias